Home / Notas literárias / Ensino de história e cidadania, livro organizado por Selva Guimarães

Ensino de história e cidadania, livro organizado por Selva Guimarães

CAPA

 

O ensino de história nas escolas é considerado um valioso contributo para o aprendizado e o exercício da cidadania. Disso decorre o papel estratégico e formativo da história nos currículos escolares. Aí residem as disputas teóricas e políticas em torno de o que ensinar e para que ensinar história a crianças e jovens na educação básica obrigatória. A coletânea organizada por Selva Guimarães reúne múltiplas vozes, de pesquisadores e educadores de diferentes gerações, da Europa (França, Portugal e Espanha) e da América Latina (Brasil, Chile, Argentina e México), que tratam de várias dimensões dessa problemática nos contextos de mudanças sociais, políticas, educacionais e culturais, vivenciadas por sociedades europeias e latino-americanas. O objetivo é que o livro possa dialogar com professores e profissionais da área, de modo que participem ativamente na promoção do acesso de todos os indivíduos aos direitos básicos de cidadania, educação escolar e aprendizagem.

 

Sumário

 

APRESENTAÇÃO

 

PARTE I – CIDADANIA, EDUCAÇÃO E HISTÓRIAS EM DEBATE

 

HISTÓRIA ESCOLAR, FORMAÇÃO DA CIDADANIA E PESQUISAS DIDÁTICAS
François Audigier

 

APRENDER A DITADURA BRASILEIRA DE 1964 A 1985 (ENSINO DE HISTÓRIA DEPOIS DA CASA DA MORTE)
Marcos Silva

 

ENSINAR HISTÓRIA: FORMAR CIDADÃOS NO BRASIL DEMOCRÁTICO
Selva Guimarães

 

NACIONALISMO NEOLIBERAL MEXICANO: FORMAÇÃO CIDADÃ E ENSINO DE HISTÓRIA NO MÉXICO CONTEMPORÂNEO
Sebastián Plá

 

A FORMAÇÃO CIDADÃ E OS DESAFIOS PARA O PROFESSOR NO CHILE ATUAL
Nelson Vasquez, Ricardo Iglesias e David Aceituno

 

FORMAR CIDADANIAS POR MEIO DO ENSINO DE HISTÓRIA NA ARGENTINA
Alicia Graciela Funes e Miguel Ángel Jara

 

OS ATORES INVISÍVEIS DA HISTÓRIA: UM ESTUDO DA HISTÓRIA ESCOLAR NO BRASIL E NA CATALUNHA, ESPANHA
Osvaldo Mariotto Cerezer e Joan Pagès Blanch

 

 

PARTE II – CIDADANIA NA FORMAÇÃO DE INVESTIGADORES E PROFESSORES DE HISTÓRIA

 

AS “VOZES BRANCAS” OU AS “PARTITURAS” DE ESTUDANTES-INVESTIGADORES EM ENSINO DA HISTÓRIA EM PORTUGAL
Maria do Céu de Melo

 

ENSINO DE HISTÓRIA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO CIDADÃ: CONTROVÉRSIAS E RESISTÊNCIAS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES EM MÁLAGA, ESPANHA
Antonio Ernesto Gómez Rodríguez e Carmen Rosa García Ruiz

 

 

PARTE III – JUVENTUDE, CIDADANIA, MÍDIAS E APRENDIZAGEM HISTÓRICA

 

DIFERENTES FONTES E LINGUAGENS NAS AULAS DE HISTÓRIA E A FORMAÇÃO CIDADÃ DE JOVENS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO
Astrogildo Fernandes da Silva Júnior, José Josberto Montenegro Sousa e Franciele Amaral Rodrigues dos Santos

 

NARRATIVAS HISTÓRICAS DE JOVENS ESTUDANTES NA INTERNET: QUE CIDADANIA É ESSA?
Aléxia Pádua Franco e Cinthia Cristina de Oliveira Martins

 

JUVENTUDE E VIDEOGAMES: POSSIBILIDADES DE APRENDIZAGEM HISTÓRICA NO ENSINO MÉDIO
Bergston Luan Santos e Eucidio Pimenta Arruda

 

 

Check Also

Novo livro de João Carlos Salles, “A cláusula zero do conhecimento”

  A pretensão do livro A cláusula zero do conhecimento: estudos sobre Wittgenstein e Ernest …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *