201609.08
0
0

No dia da Amazônia, fogo para comemorar

unnamed (3)
Em setembro comemora-se o Dia da Amazônia. Mas, ironicamente, também é o mês em que a temporada de queimadas atinge seus níveis mais extremos: é o auge da temporada seca, época de colocar a Amazônia abaixo e dançar em volta da fogueira.
 
A Amazônia, que tem 63% de sua extensão no território brasileiro, presta importantes serviços ambientais para toda a sociedade sem cobrar nada por isso. Ela é fundamental no equilíbrio do clima, a medida que absorve gases do efeito estufa, tem participação no ciclo das águas e abriga uma biodiversidade incrível.
 
Infelizmente tudo isso está comprometido por processos que se repetem ano a ano, começando com a degradação, passando pelas queimadas e terminando no desmatamento total de florestas milenares.
 
Ou mudamos o rumo para proteger a Amazônia, e garantir que serviços essenciais à toda a sociedade continuem sendo gerados, ou assistiremos à nossa destruição. Espalhe a notícia e junte-se ao movimento pelo Desmatamento Zero, saiba como se mobilizar pelo fim do desmatamento nas florestas brasileiras.