201607.25

Congresso UFBA 70 anos, em vídeos

ufba70anos
Entre os dias 14 e 17 de julho de 2016, realizou-se o primeiro Congresso UFBA em comemoração dos 70 anos da instituição. Muitas atividades foram filmadas, inclusive a abertura do evento no Teatro Castro Alves, com a palestra da Profa. Dra. Marilena Chauí, Contra a Universidade operacional e a servidão voluntária.

Na ocasião o Reitor, Prof. Dr. João Carlos Salles, fez a abertura do evento. Em seu discurso, ele disse: “Universidades são projetos culturais de largo espectro e longa duração. Confiam-se ao tempo e maturam onde certamente há jardim, de sorte que seus frutos nascem de um investimento claro e público em formas seguras, mas nem por isso menos surpreendentes. Seu destino e traçado não podem desconhecer quer a cor local, as condições acadêmicas específicas e as demandas da sociedade, quer o diálogo mais amplo com seus pares. (…) Faço assim uma saudação especial à equipe do Congresso, que entendeu desde o início a medida exata de rigor e ousadia presente na proposta, e estendo um alento e minha gratidão a todos os que não se assustaram, por exemplo, quando lhes disse que, de tão bom, deveríamos fazer um Congresso por semestre.”

E lembrando Fernando Pessoa afirmou:

“Éramos seres dúplices: libertos dirigindo a existência,
éramos servos subordinados a acontecimentos,
éramos poetas, tudo nos movia.
Vésperas somos, esperamos dias
e nos dias choramos esperanças.”

Leia o discurso do Reitor na íntegra.

Leia e assista a conferência de abertura de Marilena Chauí.

Assista outras atividades do Congresso UFBA 70 anos.