Home / Universidade: debate e crítica / Qual universidade se salvará das bombas? por José Bessa Freire

Qual universidade se salvará das bombas? por José Bessa Freire

univmanaus

Cerca de 190 universidades brasileiras foram ocupadas em protesto contra a Proposta de Emenda Constitucional (PEC 55) que congela os gastos públicos por vinte anos. A Universidade Federal do Pará (UFPA), tomada pelos alunos desde o dia 7 de novembro, abriu excepcionalmente suas portas para um megaevento, o 5º Congresso Internacional de Estudos Linguísticos e Literários na Amazônia (CIELLA) realizado em Belém de 09 a 11 de novembro.

O 5º CIELLA contou com mais de 1.100 pesquisadores do Brasil e do exterior e acolheu quase 800 trabalhos, centrando seu foco no tema “Universidades, Amazonidades, Alteridades”. Apresento aqui síntese da minha fala na mesa de abertura compartilhada com o linguista Masayoshi Shibatani, professor da Rice University de Houston, Texas.

Leia o texto completo.