201605.12

Benção, Mãe Stella, filme de Maria do Socorro Carvalho

maestella

A dedicação ao universo da leitura e a produção literária de uma das mais importantes lideranças religiosas do Brasil, Mãe Stella de Oxossi, que há quase 40 anos lidera o Terreiro Ilê Axé Opô Afonjá, em Salvador, é o tema do filme Benção, Mãe Stella. O curta-metragem (18 mim) homenageia a yalorixá, destacando seus escritos, suas ações em prol da leitura e seu empenho em difundir, por meio de livros, o conhecimento ancestral transmitido pela cultura oral de origem africana.

O filme tem direção de João Lins e Maria do Socorro Carvalho, pesquisadora de cinema e professora da Uneb, que também é responsável pelo projeto e concepção geral. A direção de fotografia é de Petrus Pires. Alunos e ex-alunos da Uneb foram convidados a lerem trechos de livros publicados por Mãe Stella, ampliando as vozes e o alcance de seus ensinamentos, narrados de forma poética e, por vezes, coloquial. O filme ainda traz uma entrevista exclusiva concedida pela yalorixá, já com 90 anos de idade, quando aborda seu processo criativo, suas inspirações, sua chegada à Academia de Letras da Bahia, e seus anseios em possibilitar a todos o acesso aos livros.

“Não é a sacerdotisa a personagem principal desse filme, mas a ‘livre pensadora’, que se comunica com muitos leitores por meio de seus textos. O filme aponta para a ideia de sabedoria e alegria, elementos constituintes dos escritos de Mãe Stella. Sabedoria e alegria que, generosamente, ao escrever, Mãe Stella divide com todos”, destaca a diretora Maria do Socorro Carvalho.

Assista o filme.