201508.30
0
0

CAPITALISMO E REIFICAÇÃO, livro de José Paulo Neto

CAPITALISMO E REIFICAÇÃO, livro de José Paulo Netto

Na história do tempo presente, a humanidade se debate com os sinais da barbárie. No entanto, para além dos enfrentamentos concretos dos trabalhadores nas contendas da luta de classes, cuja realidade não permite intervalos, a teoria e a reflexão marxistas aprimoradas têm lançado pistas que nos permitem reorientar a prática social de homens e mulheres que lutam no campo da estratégia emancipatória.
Neste ensaio, já tornado uma referência, produto intelectual de uma quadra histórica, ressurgem elementos do debate marxista para nos despertar para velhos e novos desafios. Numa sociedade caracterizada pela lógica do capitalismo tardio e pela crise sistêmica do capital, o exame do professor José Paulo Netto recupera, com grande atualidade, a formulação de Marx sobre o fetichismo, em seu estudo n´O capital. Além disso, Netto apresenta as contradições desse processo e as possibilidades de superação dos impasses colocados pela queda do “socialismo realmente existente”. Abre, portanto, mais uma vereda para uma análise rica e polêmica sobre o cenário não desvelado da luta de classes, bem como a problemática da não superação da reificação da vida social a partir dos pressupostos da ordem do capital.

Milton Pinheiro
José Paulo Netto (1947), com experiências docentes na Europa e na América Latina, é Professor Emérito da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Ensaísta, tradutor, organizador de antologias de clássicos do pensamento marxista e membro de conselhos editoriais de periódicos da área das Ciências Sociais, além de dezenas de artigos publicados em revistas acadêmicas e/ou especializadas, é autor de vários livros (alguns em coautoria), dos quais o mais recente é a Pequena história da ditadura brasileira. 1964-1985 (S. Paulo: Cortez, 2014).