201603.24
0
0

Número 11 (dezembro 2008)

roland cros1

Gravura de Roland Cross.


Editorial
Sob o signo das crises
Jorge Nóvoa, Cristiane Nova e Soleni Biscouto Fressato


A realidade contemporânea à luz da análise marxista
Louis Gill


É necessário reler Althusser?
Denis Collin


Utopias anarquistas no frenesi da Revolução Russa:
experiências e anseios do movimento libertário brasileiro
Cleber Rudy


Cinema, história e sociedades
Resistências nacionais ao nazismo e suas representações no cinema
Pierre Fougeyrollas


La historia y sus relaciones com el cine:

Françoise Truffaut como representación
Alex Tâmara Garay


Cidadão Kane:

a saga do milionário desditado e os paradoxos da riqueza burguesa
Mauro Castelo Branco de Moura



Cinema-história como laboratório da razão poética
Os artigos desse dossiê foram originalmente apresentados no Minissimpósio Cinema-história como laboratório da razão poética, coordenado pelos Profs. Drs. Marcos Silva e Jorge Nóvoa, durante o IV Simpósio Nacional de História Cultural: Sensibilidades e Sociabilidades (de 13 a 17 de outubro de 2008, em Goiânia)


Cinema-história e razão poética.
O que fazem os profissionais de História com os filmes?
Jorge Nóvoa e Marcos Silva


Longe dos nobres heróis:
um brasileiro mais ou menos como eu e você (Macunaíma)
Marcos Silva


Lampião revisitado: cangaço, cinema e identidade
Antônio Fernando de Araújo Sá


O consumo despersonalizante como formador de identidades:

representações sociais da contemporaneidade em Clube da luta de David Fincher
Geovano Moreira Chaves


Coletividades em transe:

imagens da história e signos do cinema terceiro-mundista em

Deus e o diabo na terra do Sol de Glauber Rocha
Rodrigo Poreli Moura Bueno


A ditadura militar na tela: história, cinema e memória no filme Cabra-cega
Carolina Dellamore Batista Scarpelli


Uma cidade do apocalipse:
o filme Noite vazia (1964) e a representação urbana de Walter Hugo Khouri
Jaison Castro Silva


A ditadura de ontem nas telas de hoje: representações do regime militar
no cinema brasileiro contemporâneo
Marcia de Souza Santos


A tradição e a modernidade nas telas do cinema:
relações entre sociedade e cinema nas primeiras décadas do século XX
Fabiana Moraes Machado


Cinema-memória: reflexões sobre a memória coletiva e o saber histórico
Rodrigo de Almeida Ferreira


Modernização, desencanto e violência:
a proposta realista de La vendedora de rosas
Naira Reinaga de Lima