Home / Números anteriores / Número 11 (dezembro 2008)

Número 11 (dezembro 2008)

roland cros1
Gravura de Roland Cross.

 

Editorial
Sob o signo das crises
Jorge Nóvoa, Cristiane Nova e Soleni Biscouto Fressato

 

A realidade contemporânea à luz da análise marxista
Louis Gill

 

É necessário reler Althusser?
Denis Collin

 

Utopias anarquistas no frenesi da Revolução Russa:
experiências e anseios do movimento libertário brasileiro
Cleber Rudy

 

Cinema, história e sociedades
Resistências nacionais ao nazismo e suas representações no cinema
Pierre Fougeyrollas

 

La historia y sus relaciones com el cine:

Françoise Truffaut como representación
Alex Tâmara Garay

 

Cidadão Kane:

a saga do milionário desditado e os paradoxos da riqueza burguesa
Mauro Castelo Branco de Moura

 

 

Cinema-história como laboratório da razão poética
Os artigos desse dossiê foram originalmente apresentados no Minissimpósio Cinema-história como laboratório da razão poética, coordenado pelos Profs. Drs. Marcos Silva e Jorge Nóvoa, durante o IV Simpósio Nacional de História Cultural: Sensibilidades e Sociabilidades (de 13 a 17 de outubro de 2008, em Goiânia)

 

Cinema-história e razão poética.
O que fazem os profissionais de História com os filmes?
Jorge Nóvoa e Marcos Silva

 

Longe dos nobres heróis:
um brasileiro mais ou menos como eu e você (Macunaíma)
Marcos Silva

 

Lampião revisitado: cangaço, cinema e identidade
Antônio Fernando de Araújo Sá

 

O consumo despersonalizante como formador de identidades:

representações sociais da contemporaneidade em Clube da luta de David Fincher
Geovano Moreira Chaves

 

Coletividades em transe:

imagens da história e signos do cinema terceiro-mundista em

Deus e o diabo na terra do Sol de Glauber Rocha
Rodrigo Poreli Moura Bueno

 

A ditadura militar na tela: história, cinema e memória no filme Cabra-cega
Carolina Dellamore Batista Scarpelli

 

Uma cidade do apocalipse:
o filme Noite vazia (1964) e a representação urbana de Walter Hugo Khouri
Jaison Castro Silva

 

A ditadura de ontem nas telas de hoje: representações do regime militar
no cinema brasileiro contemporâneo
Marcia de Souza Santos

 

A tradição e a modernidade nas telas do cinema:
relações entre sociedade e cinema nas primeiras décadas do século XX
Fabiana Moraes Machado

 

Cinema-memória: reflexões sobre a memória coletiva e o saber histórico
Rodrigo de Almeida Ferreira

 

Modernização, desencanto e violência:
a proposta realista de La vendedora de rosas
Naira Reinaga de Lima

 

 

Check Also

Número 9 (dezembro 2006)

    Editorial Não, foram vocês! Jorge Nóvoa, Soleni Biscouto Fressato, Cristiane Nova     …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *