Home / Números anteriores / Número 13 (dezembro 2009)

Número 13 (dezembro 2009)

index

 

Editorial
Imagem do Brasil e do mundo na crise
por Jorge Nóvoa

 

Estruturas e conjunturas da crise:
os diagnósticos são também prognósticos para o futuro

A grande crise rastejante

Vito Letizia

 

A revolução democrática iraniana em andamento
Denis Collin

 

La crise actuelle: écho des crises d’hier, prélude des crises à venir
Louis Gill

 

As origens comuns da crise econômica e da crise ecológica
François Chesnais

 

La universidad pública y la crisis de la educación superior
Augusto Samaniego Mesías

 

 

70 anos do término da Guerra Civil Espanhola

La representación de la mujer

en carteles, fotografias y cine documental. Madrid, 1936-1939

Beatriz de las Heras

 

L’album intime d’une guerre: El perro negro (2005) de Péter Forgacs
Kristian Feigelson

 

La recepción del exilio filosófico español en México:
la posibilidad de un acontecimiento decisivo

Alejandro Estrella González

Soldados de Salamina: a Guerra Civil Espanhola e a Escrita da História
Rafael Hansen Quinsani

 

 

A sociologia da arte e as representações sociais no cinema
(organização do Prof. Dr. Antônio da Silva Câmara – UFBA)

 

A revolução e a consciência burguesa:
Antes da Revolução e Os Sonhadores de Bernardo Bertolucci

Bruno Andrade de Sampaio Neto
Antônio da Silva Câmara

 

O “novo homem soviético” no cinema de Dziga Vertov
Bruno Evangelista da Silva
Antônio da Silva Câmara

 

Aruanda pela teoria estética de Adorno
Danielle Freire de Souza Santos

 

As representações sociais no cinema documentário:
uma análise dos filmes Chico Mendes – Eu quero viver e Migrantes

Perola Virginia de Clemente Mathias
Lucas Silva Moreira

 

A sociologia da arte e
as representações sociais no cinema documentário

Rodrigo Oliveira Lessa
Antônio da Silva Câmara

 

 

Cinema-história dos processos sociais

Asterix, o gaulês, de René Goscinny e Albert Uderzo.

Supra-sumo das HQs de inspiração histórica

Gabriel Lopes Pontes

 

Rio de Janeiro: janela cinematográfica do Brasil
Eduardo Antonio Lucas Parga

Re-visão Sussuarana.

Glauber Rocha e a dialética do filme na ponta da pena
Donny Correia

 

O futuro não é mais como era antigamente: representações hollywoodianas do porvir
Ailton Pereira Morila

 

Metrópole e melancolia.
A ansiedade pela captação da realidade urbana no cinema brasileiro dos anos 1960

Jaison Castro Silva

 

Representações do fascismo através do arco-íris cinematográfico soviético
Diogo Carvalho

 

 

Poète, vos papiers!
Poesia e militância em Benjamin Péret

“Desse pão, eu não como”:

Trajetória revolucionária de Benjamin Péret, militante-e-poeta permanente

Robert Ponge

 

 

Check Also

Número 9 (dezembro 2006)

    Editorial Não, foram vocês! Jorge Nóvoa, Soleni Biscouto Fressato, Cristiane Nova     …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *