201603.24
0
0

Número 13 (dezembro 2009)

index


Editorial
Imagem do Brasil e do mundo na crise
por Jorge Nóvoa


Estruturas e conjunturas da crise:
os diagnósticos são também prognósticos para o futuro

A grande crise rastejante

Vito Letizia


A revolução democrática iraniana em andamento
Denis Collin


La crise actuelle: écho des crises d’hier, prélude des crises à venir
Louis Gill


As origens comuns da crise econômica e da crise ecológica
François Chesnais


La universidad pública y la crisis de la educación superior
Augusto Samaniego Mesías



70 anos do término da Guerra Civil Espanhola

La representación de la mujer

en carteles, fotografias y cine documental. Madrid, 1936-1939

Beatriz de las Heras


L’album intime d’une guerre: El perro negro (2005) de Péter Forgacs
Kristian Feigelson


La recepción del exilio filosófico español en México:
la posibilidad de un acontecimiento decisivo

Alejandro Estrella González

Soldados de Salamina: a Guerra Civil Espanhola e a Escrita da História
Rafael Hansen Quinsani



A sociologia da arte e as representações sociais no cinema
(organização do Prof. Dr. Antônio da Silva Câmara – UFBA)


A revolução e a consciência burguesa:
Antes da Revolução e Os Sonhadores de Bernardo Bertolucci

Bruno Andrade de Sampaio Neto
Antônio da Silva Câmara


O “novo homem soviético” no cinema de Dziga Vertov
Bruno Evangelista da Silva
Antônio da Silva Câmara


Aruanda pela teoria estética de Adorno
Danielle Freire de Souza Santos


As representações sociais no cinema documentário:
uma análise dos filmes Chico Mendes – Eu quero viver e Migrantes

Perola Virginia de Clemente Mathias
Lucas Silva Moreira


A sociologia da arte e
as representações sociais no cinema documentário

Rodrigo Oliveira Lessa
Antônio da Silva Câmara



Cinema-história dos processos sociais

Asterix, o gaulês, de René Goscinny e Albert Uderzo.

Supra-sumo das HQs de inspiração histórica

Gabriel Lopes Pontes


Rio de Janeiro: janela cinematográfica do Brasil
Eduardo Antonio Lucas Parga

Re-visão Sussuarana.

Glauber Rocha e a dialética do filme na ponta da pena
Donny Correia


O futuro não é mais como era antigamente: representações hollywoodianas do porvir
Ailton Pereira Morila


Metrópole e melancolia.
A ansiedade pela captação da realidade urbana no cinema brasileiro dos anos 1960

Jaison Castro Silva


Representações do fascismo através do arco-íris cinematográfico soviético
Diogo Carvalho



Poète, vos papiers!
Poesia e militância em Benjamin Péret

“Desse pão, eu não como”:

Trajetória revolucionária de Benjamin Péret, militante-e-poeta permanente

Robert Ponge