Home / Números anteriores / Número 14 (junho 2010)

Número 14 (junho 2010)

capa
Pintura do haitiano Maxime Roumer.

 

Editorial
por Jorge Nóvoa

 

O Haiti é o mundo

Neste número, destacamos a tragédia que aconteceu no Haiti com o terremoto que atingiu a capital Porto Princípe no dia 12 de janeiro de 2010, deixando mais de 200 mil mortos e 3 milhões de desabrigados. A tragédia recolocou em questão as intervenções militares e políticas sofridas pelo país.

 

Haiti: terremoto, colonização e resistência
Osvaldo Coggiola

 

A tragédia haitiana, o imperialismo estadunidense e o subimperialismo brasileiro
Duarte Pereira

 

Haiti livre:

primeiras impressões após o tremor da terra que se somou

à tragédia social do povo que luta por sua libertação
Maria Cecília de Paula Silva

 

Américas imaginadas: Haiti, Canadá, Brasil…
Licia Soares de Souza

 

Solidariedade ao povo haitiano
Marabou de mon coeur
Poema de Emile Roumer (com som)

                      

Teoria do conhecimento nas Ciências Sociais
Le faux pas d´Alain Bihr, les dérives de Michel Husson
Louis Gill

 

Entrevista de François Dosse no Fórum das Letras em Ouro Preto sobre a importância de biografias para a compreeensão das obras de um autor

 

Apreender Marx.
Uma leitura crítica de Compreender Marx de Denis Collin

(Petrópolis, Vozes, 2008)
Vito Letizia

 

Antinomias de Lukács
Dossiê sobre o pensador húngaro Georg Lukács, com destaque para a sua obra História e Consciência de Classe. Os textos do economista Vito Letízia e do historiador Danilo Chaves Nakamura são resultados de discussões do grupo de estudos que ambos participam. O Grupo foi formado em 2001 inicialmente por alunos de economia da PUC-SP e pelo professor Vito Letízia para discutir a obra de Karl Marx. Além da obra de Marx, o grupo passou por outros assuntos: Revolução Francesa, Revolução Russa, História da Socialdemocracia Alemã. Assim como temas contemporâneos: crise econômica e partidos políticos. Já o texto do filósofo Paulo Eduardo Arantes é fruto de uma conversa sobre filosofia e vida nacional entre ele, Christine Röhring, Maria Elisa Cevasco e Iná Camargo Costa.

 

Histoire et conscience de classe
Vito Letizia


Lembranças de História e consciência de classe
Paulo Eduardo Arantes

 

Reificação e organização política em História e consciência de classe
Danilo Chaves Nakamura

 

 

CINEMA-HISTÓRIA: TEORIA E EMPIRICIDADES


O Brasil no cinema e o cinema brasileiro

A ditadura militar no Brasil em uma abordagem cinematográfica não tradicional:

A terceira morte de Joaquim Bolívar
Caroline Gomes Leme

 

Cinema à moda brasileira:
Ganga bruta e a questão da identidade nacional

Flávia Lago de Jesus Pereira

 

A história contada por Paulo Emílio Salles Gomes

e a valorização estética do Cinema Novo em detrimento dos filmes

da Companhia Cinematográfica Vera Cruz
Julierme Sebastião Morais Souza

 

A cultura popular no cinema de Glauber Rocha:
Barravento e Deus e o Diabo na terra do Sol

Pedro Rodolpho Jungers Abib

 

 

Cinema norte-americano: visões do outro e de si mesmo

A construção da imagem do somali dentro da perspectiva do imperialismo cultural no contexto da produção cinematográfica Black Hawk Down
Maurineide Alves da Silva

 

Crise de valores, identidades e niilismo em Clube da luta
Daniel Verginelli Galantin e Fernando Bagiotto Botton

 

Beleza e subversão em Beleza americana
Leandro Santos Bulhões de Jesus e Marcelo Gustavo Costa de Brito

 

To be or not to be…Hollywood:
a retórica identitária no cinema canadense dos anos 60

Debora Breder

 

Representações cinemáticas de três mundos bem diferentes

O presente movente: historicidades em Tokyo-Ga
Daniel Pereira Xavier de Mendonça

 

El desafió del Cine en la Historia:
“Pancho” Villa en la dinámica de John Reed y Paúl Leduc
A cien años de cumplirse la Revolución Mexicana, 1910-2010

Alex Támara Garay

 

As narrativas históricas no cinema português durante o Estado Novo (1932-74)
Paulo Cunha


 

Das imagens e de suas utilidades

Da imagem e da sociedade imagética:
uma digressão pelos meandros do universo visual das últimas décadas

João Valente Aguiar

 

História ponto a ponto:
o uso de ferramentas digitais para o acesso a fontes históricas
Diogo Trindade Alves de Carvalho

 

Crise da modernidade: cidade, violência e memória no cinema latino-americano
Organizado pelo Prof. Dr. Eduardo Antonio Lucas Parga (GEHCAL – NUCLEAS – UFRJ)
Saiba mais sobre o NUCLEAS lendo o texto da Coordenadora do Núcleo,
a Profa. Dra. Maria Teresa Toríbio Brittes Lemos

 

A economia criativa, a indústria cultural e o cinema na América Latina
Eduardo Antonio Lucas Parga

 

Seres humanos e valor de troca:
contradições e resistências vistas no cinema argentino

Guilherme Muniz Safadi

Amores brutos, 21 gramas e Babel:
a pós-modernidade no cinema de Alejandro González Iñarritu

Artur Malheiro

 

Cidades literárias, realidades traumáticas
Beatriz de Moraes Vieira

Memória e medo na cidade do Rio de Janeiro
Vera Malaguti Batista

 

Que bom te ver viva – Memória das mulheres
Angela Cordeiro Medeiros e Thalita Aragão Ramalho



Formas de sociabilidades no mundo contemporâneo
Organizado pela Profa. Dra. Lídia Maria Pires Soares Cardel (NUCLEAR – UFBA)

 

Algumas considerações sobre identidade, sociabilidade e etnogênese
e seus atuais contornos políticos

Lídia Maria Pires Soares Cardel

 

A ilha, o Carnaval e o Brasil. Breve estudo sobre o Carnaval de Gameleira
no contexto dos Carnavais brasileiros

Milton Moura

 

Cibercultura, sociabilidade e subjetivação
Gisele Marchiori Nussbaumer

 

Cultura política e ação social: uma discussão
Débora Messenberg

 

Regionalismos e sociabilidades
Custódia Selma Sena

 

Caminho da cena – percursos do corpo – performance em vídeo
Ana Lúcia Ferraz e Rita de Almeida Castro

 

Resenhas

Robert Rosenstone e o seu A história nos filmes, os filmes na história
por Jorge Nóvoa

 

Aimé Césaire e o colonialismo capitalista
por Duarte Pereira

 

A batalha de Argel de Gillo Pontecorvo
por Adson Rodrigo Silva

 

 

Check Also

Número 9 (dezembro 2006)

    Editorial Não, foram vocês! Jorge Nóvoa, Soleni Biscouto Fressato, Cristiane Nova     …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *