201612.15

Roland Cros: o mais novo gravurista de cordel

Roland Cros faz gravuras, instalações de arte e esculturas de madeira ao ar livre. Grande parte de suas criações são xilogravuras e impressões. Em 2016, fez uma residência no Instituto Sacatar, na Ilha de Itaparica (BA), onde desenvolveu um estudo sobre cordel, estudando os temas, personagens e técnicas utilizadas na literatura popular nordestina, típica da cultura brasileira.

raul

O cordelista Elton Magalhães está compondo três poemas em homenagem à Raul Seixas e Dante Alighieri: um sobre o inferno, outro sobre o purgatório e o terceiro sobre o paraíso. Elton solicitou a Roland as gravuras para ilustrar o cordel. O encontro de Raul com o diabo é o primeiro trabalho de Roland para um cordel.

lobisomen

Os animais fantásticos e híbridos, tão comuns na literatura de cordel, encantaram Roland, que não pôde deixar de criar seu próprio lobisomen.

violinista

Ao lado dos cordelistas e dos gravuristas, existem os repentistas, homenageados por Roland nesta gravura.

Conheça outras gravuras de Roland, anteriores à sua estadia no Instituto Sacatar.

Conheça mais trabalhos do artista aqui.