201604.28
0
0

Sônia Felipe em defesa dos direitos dos animais

soniafelipe


Sensibilizada pela situação de abandono e maus tratos que vivem muitos animais, não somente os de rua, mas também os que estão em abrigos e jardins zoológicos, não somente os domésticos, mas especialmente os 70 bilhões mortos por ano para alimentação, diversão, moda, cosmética e medicação humanas, Sônia T. Felipe tornou-se uma defensora dos direitos dos animais, introduzindo o debate no mundo acadêmico brasileiro no início dos anos 90. 


Filósofa abolicionista vegana, Sônia T. Felipe foi professora da graduação e pós-graduação em Filosofia e do doutorado interdisciplinar em Ciências Humanas da Universidade Federal de Santa Catarina, nas quais orientou dissertações e teses nas áreas de teorias da justiça, ética animal e ética ambiental. Atualmente dedica-se exclusivamente à pesquisa, à escrita de livros, artigos e textos publicados online e a ministrar cursos e palestras sobre a Ética e os Direitos Animais, na perspectiva abolicionista vegana. Coautora em dezenas de coletâneas éticas, suas publicações mais relevantes na questão da ética animal são: Por uma questão de princípios: alcance e limites da ética de Peter Singer na defesa dos animais (Boiteux, 2003, esgotado); Ética e experimentação animal: fundamentos abolicionistas (Edufsc, 2007 e 2014); Galactolatria: mau deleite (Ecoânima, 2012); Acertos abolicionistas: a vez dos animais (Ecoânima, 2014).


Leia alguns de seus textos na coluna Questão de ética, no site da ANDA (Agência de Notícias de Direitos Animais), e sua atuação e alguns de seus livros no site Olhar animal, já noticiados aqui n´O Olho.