201504.22
0
0

Territoires du sentiment oceanique de Sylvie Dallet

livro capaO livro Territoires du sentiment oceanique (Territórios do sentimento oceânico), organizado por Sylvie Dallet e Émile Noel (L´Harmattan, 2012) é fruto de três anos de trabalho conduzido pelo programa Éticas da Criação sob a responsabilidade de Sylvie Dallet.


O “sentimento oceânico” é uma forma particular de estados alterados de consciência, uma área que, de acordo com as interpretações, podem incluir várias experiências como: noção de despertar espiritual, religioso ou profano, EQM (Experiência de Quase Morte), experiência psicodélica com droga alucinógena, e, até mesmo para alguns, a experiência do “paranormal”.


A especificidade desta sensação, chamada de “sentimento oceânico”, assimilada desde Romain Rolland para as capacidades de religiosidade indiana, não é reconhecido como tal por todos. Estamos à beira de uma reforma radical do conhecimento que não pode manter a rastreabilidade do conhecimento econômico ou técnico, mas tem que abordar a transversalidade dos aspectos múltiplos da vivência.


Por isso, é necessário inventar cartografias intuitivas que considerem a mediação analógica do nosso conhecimento e as faça progredir. Os artigos que abordam os “territórios” deste sentimento foram redigidos por Regis Airault, Michel Cazenave, Annie Cordelle, Boris Cyrulnik, Sylvie Dallet, Éric Delassus, George Friedenkraft, Pascale Gay, Émile Noël, Marc Rolland e Ysé Tardan-Masquelier. Todo o observatório foi centrado sobre a literatura, a espiritualidade, o jogo, a filosofia, a poesia, o cinema, a história, a biologia, a psicologia, religiões e o esporte. 


Sylvie Dallet é também artista plástica, conheça seu trabalho na nossa Galeria dos Artistas!