201607.25
0
0

Cartographies littéraires du Brésil actuel, organizado por Rita Olivieri-Godet

cartographies


O livro Cartographies littéraires du Brésil actuel (Cartografias literárias do Brasil atual), organizado por Rita Olivieri-Godet (Peter Lang, 2016) é um mapeamento da produção literária brasileira atual que revela a dinâmica espacial em relação ao surgimento de novos atores e movimentos sociais. Como também, dá uma visão panorâmica das tendências atuais, examinando cada elemento que participa na definição de seus contornos.


Os vários estudos visam clarificar as mutações temáticas e formais que inauguram novos desafios estéticos e reposicionar o discurso literário em seus modos de ver, para evocar e interpretar espaços, atores e movimentos sociais. De qual / quais Brasil / Brasil falam essas produções? Quais imagens de Brasil elas criam e captam? Quais paisagens reais e imaginárias privilegiam? A quais modalidades temáticas e formais recorrem para dizer e (re)significar o presente? De quais estratégias específicas a literatura brasileira dispõe para intervir no discurso social do seu tempo (registro, diálogo, transgressão da convenção social)?


Centrado sobre a relação entre os fatos sociais e as práticas discursivas de um lado e a imaginação do espaço brasileiro, de outro, esta cartografia literária do Brasil oferece o testemunho público de língua francesa para a diversidade e efervescência que caracterizam tanto a criação, como a crítica literária brasileira.