201706.26
0
0

Arquivo Público do Estado de São Paulo: mais de 400 mil documentos digitalizados disponíveis para consulta e pesquisa

arquivosaopaulo

O Arquivo Público do Estado de São Paulo é responsável pela formulação de políticas públicas de gestão documental para o Governo do Estado, e possui um rico acervo formado por mais de 34.645 metros lineares de documentação sobre a história de São Paulo.
É papel do Arquivo Público atuar junto aos demais órgãos da administração estadual no desenvolvimento de instrumentos de gestão documental, como planos de classificação, tabelas de temporalidade e na definição de critérios de sigilo.
O órgão é detentor de um rico acervo histórico, com documentos textuais, fotografias, mapas, ilustrações, jornais, revistas e livros. Qualquer cidadão pode consultar gratuitamente este acervo, na sede do Arquivo Público ou pela internet. Já são mais de 400 mil imagens de documentos digitalizados e disponíveis para consulta no site.
Com isso, o Arquivo Público trabalha para garantir aos cidadãos o pleno acesso às informações de interesse da sociedade, dando transparência às ações do Estado e, com isso, contribuindo para o fortalecimento da democracia.
Além de arquivar e disponibilizar documentos, o Arquivo também publica a Revista do Arquivo e no link Exposições Virtuais divulga documentos educativos com atividades pedagógicas, com excelentes orientações para professores e estudantes.
Consulte o site do Arquivo.