201706.06
0
0

Viva São João! Junho: mês de renovação (dissertação de mestrado de Catarina Cerqueira)

saojoao


No dia 24 de Junho comemora-se o dia de São João, um dos santos católicos mais prestigiados em solo brasileiro. Em várias regiões do país, mas com mais intensidade no Nordeste, seu dia é comemorado com muita música, dança e comidas típicas. Aliás, as festas se estendem durante todo o mês, as denominadas festas juninas, começando com as comemorações em torno de Santo Antônio, dia 13 de Junho, e findando com São Pedro, 29 de junho.


De acordo com Catarina Cerqueira, as festas de São João têm suas origens vinculadas às celebrações pagãs europeias em torno do solstício de verão, relacionando-se com o ciclo de colheitas e com o culto à fertilidade. Na Europa pré-cristã a festa era realizada sob o signo da renovação e regeneração. Os rituais incluíam fogo e água, que representavam a purificação, por isso, nessas ocasiões fogueiras eram ascendidas e os banhos nos rios eram mais frequentes.


Ainda hoje, unindo católicos e pagãos, o mês de Junho é festejado e considerado como um período de renovação, seja para comemorar o solstício de verão ou de inverno, para celebrar uma boa colheita ou o sucesso nos projetos pessoais e profissionais, ou para reunir familiares e amigos. Então Viva Santo Antônio, São Pedro e São João!


Leia a dissertação de Catarina Cerqueira, São João do Pelô: (re)significações da tradição no espetáculo junino, na íntegra.