201708.27
0
0

A Revista Illusio

Illusio é uma revista composta por um coletivo de professores e de estudantes – autores e pesquisadores – que se envolvem numa reflexão sobre a sociedade, a política e o lugar do universal. É uma aventura intelectual na medida em que o caminho do pensamento proposto é dirigido contra as ideologias asfixiantes, congelantes e redutoras do mundo em que vivemos. Aquele que aceita andar só pode estar atento às tênues relações de espaço e tempo, às alterações e temporalidades do terreno, às metamorfoses do corpo social.


Cada número de Illusio pretende ser o fruto de uma abordagem e desejo coletivo. Na verdade, os temas são concebidos, construídos e realizados coletivamente, fora da mídia atual e do formalismo acadêmico. Numa sociedade do espetáculo em que o pós-modernismo e o liberalismo associados, matam o pensamento de cada um em sua vida cotidiana, Illusio é um lugar que se esforça para transmitir, formar uma argumentação, uma retórica, um posicionamento no campo intelectual e uma prática de vida, no campo das ciências humanas, sociais e políticas.


Nesta revista, pesquisadores de todos os horizontes disciplinares – filosofia, sociologia, antropologia, ciência política, economia, psicologia, psicanálise, ciências da educação, etc. – confrontam e articulam os mais variados sistemas de referência. Os autores da revista se inscrevem, enfim, num campo universitário e profissional que vai ao encontro da padronização dos espaços de publicação. Illusio é animada pelo desejo de produzir e debater o conhecimento com base nos princípios da razão e da crítica com o maior rigor intelectual associado ao prazer de escrever.


Conheça a Revista.