Home / Conjuntura / “Há um terrorismo de base que provém do controle global do dinheiro na terra”, denuncia Papa Francisco

“Há um terrorismo de base que provém do controle global do dinheiro na terra”, denuncia Papa Francisco

papa

 

Entre os dias 2 e 5 de novembro de 2016, realizou-se o III Encontro Mundial dos Movimentos Populares. O evento, desde sua primeira edição, foi idealizado pelo Papa Francisco com o objetivo de dialogar com as entidades e órgãos da Igreja Católica que trabalham com populações carentes.

 

Em seu discurso o Papa afirmou: “Então, quem governa? O dinheiro. Como governa? Com o chicote do medo, da desigualdade, da violência financeira, social, cultural e militar que gera cada vez mais violência numa espiral descendente que parece infinita. Quanta dor e quanto medo! Existe — como eu disse recentemente — um terrorismo de base que provém do controle global do dinheiro na terra, ameaçando a humanidade inteira. É deste terrorismo de base que se alimentam os terrorismos derivados, como o narcoterrorismo, o terrorismo de Estado e aquele que alguns erroneamente chamam terrorismo étnico ou religioso. Mas nenhum povo, nenhuma religião é terrorista! É verdade, existem pequenos grupos fundamentalistas em toda a parte. Mas o terrorismo começa quando ´se expulsa a maravilha da criação, o homem e a mulher, colocando no seu lugar o dinheiro´ (Conferência de imprensa no voo de regresso da Viagem Apostólica à Polônia, 31 de julho de 2016). Este sistema é terrorista”.

 

Leia o discurso do Papa Francisco na íntegra.

 

Check Also

A reversão da austeridade acaba com a depressão? de Michael Roberts, tradução de Eleutério F. S. Prado

Foram as políticas de austeridade que causaram a Grande Recessão? Sem tais políticas não teria …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *