201705.15

Instituto Charles Cros: criação, formação e pesquisa

charlescros

O mundo está mudando. A imprevisibilidade torna-se a regra. O conhecimento se complexifica, gerando novas formas de trabalho e de realização de atividades. O domínio das artes, da tecnologia, da ciência, do pensamento, todos movem-se em direção a uma civilização imaterial. As fronteiras tendem a desaparecer e as imagens circulam mais rapidamente. As certezas racham frente a proliferação de simulacros. Novos continentes multimídias aparecerem. A produção do conhecimento e sua transmissão, a criação e a investigação estão vivendo tempos agitados e um tanto quanto caóticos.

Frente à essa realidade, faz-se necessário preparar e acompanhar as mentes dos estudantes, dos artistas e dos pesquisadores, no intuito de melhor entender e assumir os desafios dessas mudanças sociais. Isso implica pragmatismo, coragem, determinação, uma vontade transdisciplinar e uma abertura internacional.

Esses fundamentos são a base do projeto do Instituto Charles Cros, fundado em 2001 tendo como tripé a experimentação, a pesquisa e a formação.

Conheça o Instituto e leia os artigos publicados (em francês).