201703.31

XII Encontro Nacional da Sociedade Brasileira de Economia Ecológica

Lyt_Ecoeco

Entre 19 e 22 de setembro de 2017, na cidade de Uberlândia-MG, a Sociedade Brasileira de Economia Ecológica (ECO-ECO) e a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) realizarão o XII Encontro Nacional da Sociedade Brasileira de Economia Ecológica. O evento, que ocorre a cada dois anos, constitui-se como a mais importante reunião da área, e sua diversificada programação atrai professores, pesquisadores, gestores públicos e privados e diferentes profissionais ligados à área ambiental, além de estudantes dos cursos de graduação e de pós-graduação.

A ECO-ECO tem a missão de difundir e construir a Economia Ecológica no Brasil, por intermédio da integração de seus associados e entre congêneres de outros países, promovendo seus encontros periódicos em âmbito nacional, estimulando a participação de brasileiros nos Congressos Internacionais da International Society for Ecological Economics (ISEE) e de entidades iberoamericanas, vinculadas à Rede Iberoamericana de Economia Ecológica (REDIBEC).

Em 2017, o tema principal do XII Encontro Nacional de Economia Ecológica será “Economia Ecológica e institucionalidade ambiental em tempos de crise”. Desde o desastre ambiental ocorrido em Mariana-MG (novembro de 2015) e seus perversos impactos socioambientais, evidenciou-se de maneira contundente a necessidade de discussão mais aprofundada sobre as instituições ambientais que se conectam às atividades produtivas. Se de um lado o Brasil precisa avançar na contínua melhora do ambiente de negócios, promovendo condições mínimas para a realização de investimentos produtivos para o progresso econômico e social (geração de riquezas e empregos), de outro é preciso resguardar a capacidade de regulação das atividades econômicas de modo que elas não comprometam de maneira irreversível a capacidade de o meio ambiente suportar o sistema econômico, garantindo a sustentabilidade das atividades humanas. Em sendo assim, o XII Encontro Nacional de Economia Ecológica apresenta como proposta um tema bastante oportuno para o atual momento em que vive o Brasil. Em outras palavras, a proposta do evento é debater, do ponto de vista do pluralismo teórico-metodológico, soluções que promovam a recuperação econômica do país em um nível qualitativamente superior, garantindo a prudência ecológica, a justiça social e a eficiência econômica.

Acesse o site e participe.