201708.27
0
0

Grupo Ô de Casa apresenta: Jorge Amado de todos (canções, poemas e prosa)

No dia 6 de outubro às 18h, integrando as atividades do Simpósio Cem anos que abalaram o mundo, o Grupo Ô de Casa, fará uma apresentação em homenagem a Jorge Amado.


A oportunidade de reapresentar Autor e Obra é momento de refletir sobre tradições críticas na Cultura Brasileira, que ele representa tão bem. Num Simpósio sobre Cem Anos da Revolução Russa, discutir sua produção é pensar sobre lutas sociais em escala mundial e abordagens específicas a respeito dessas experiências no Brasil.


Trata-se de um Autor que produziu vasta obra, muito lida em nosso país e no exterior. Homenageá-lo é realçar a importância de sua presença na cena cultural brasileira e internacional, que abrange Literatura, Política e Cotidiano.


Partindo de matrizes da Cultura Popular, que lhe serviu de mote para tantas criações, apresentamos exemplos de Literatura de Cordel e Samba-Enredo, registros de percursos do Escritor. Em seguida, canções dedicadas à Bahia são interpretadas, levando em conta o peso desse espaço regional para a criação romanesca de Jorge Amado, sem negligenciar suas projeções para nação e mundo. Novas canções, agora com letras do próprio Jorge, são apresentadas, sucedidas por algumas composições que outros Autores fizeram para novelas, séries televisivas e filmes que foram adaptados de seus romances ou inspirados em sua Poética. Dois poemas do próprio Jorge, extraídos de Gabriela, cravo e canela, são declamados. E exemplos de Sambas de Roda e Pontos de Candomblé e Umbanda são evocados como outras referências populares tão presentes em suas criações.


O Grupo Ô de Casa promove a atividade dando continuidade a seu trabalho no campo da Cultura Popular, identificando em Jorge Amado o respeito por esse universo e a continuidade de suas faces em outros suportes de linguagem.


Quando: 6 de outubro às 18h

Onde: CAPH/USP, Depto. de História,FFLCH/USP, São Paulo – SP


Saiba mais sobre o Grupo Ô de Casa.